sexta-feira, 11 de maio de 2012

Faz tempo que não encontro comigo...

Era meio dia. O sol brilhava no céu...
Eu andava pelas ruas da cidade, apressadamente, pois só tinha algumas horas para ir ao banco, resolver uma pendência.
- Oi, "sumida"! Há quanto tempo não te vejo? – acenou uma grande amiga, que passava no outro lado da rua.  Ela veio em minha direção.
- Olá, é a correria do dia a dia. Trabalho, família, estudos... Tudo isso nos “rouba” tempo, brinquei. E você, como está?
- Estou bem, “ralando” muito. Na correria, também. A minha rotina é uma loucura. Tenho que cuidar dos meus filhos, deixar o mais novo na escola, antes de ir para o trabalho e à noite ainda “enfrento” um cursinho pré-vestibular, agora que decidi voltar a estudar.
- Oh, que legal! Fico feliz por você!
- Então, vamos marcar algo? Precisamos colocar a fofoca em dia!
-Sim, precisamos. Mas, agora vou correr para o banco, por que tenho que voltar ao trabalho.
Despedimos-nos...
Entrei no banco, peguei uma senha e fiquei aguardando o atendimento. E relembrei da minha amiga, a Stela. Uma pessoa maravilhosa, batalhadora, que tinha tantos sonhos. Queria ser médica, mas engravidou aos 17 anos e a sua vida mudou muito. O namorado a abandonou grávida e ela teve que cuidar do filho sozinha. Casou, teve outro filho, mas foi obrigada adiar os sonhos...
Pensei: Ela falou que ando "sumida". Mas, será que estou "sumida" apenas para os amigos?
Há quanto tempo não encontro comigo?
Nunca tenho tempo para me encontrar, me ouvir, me entender, me animar, me consolar. Mas, às vezes sobra tempo para eu me importar com que os outros pensam ao meu respeito, com o que a sociedade dita, sobra-me tempo para ler uma porção de frases, conceitos prontos que nada ajudam a minha vida...
Olhar para nós mesmos, pode parecer estranho, podemos até nos surpreendermos. Mas, é preciso fazer um autoexame, periodicamente ou até mesmo diariamente.
Aquela (ele) que você ver no espelho tem que ser a sua/seu melhor amiga (o). E você precisa amá-la (o), respeitá-la (o), admirá-la (o)...
 “Conhece-te a ti mesmo”, já dizia Sócrates...
Para conhecer o outro, é preciso antes de tudo, conhecer-se...

Nenhum comentário:

Postar um comentário